SERENATA

Imberbe caloirada,

Aproxima-se o grande evento do ano académico, a "Magnifica Noite de Serenatas" organizada pela A.A.L., a decorrer no dia 3 de Maio de 2010 pelas 21:30. Este tem sido tradicionalmente o momento de transição do vosso estado de caloiros a doutores pastranos no qual usam pela primeira vez o vosso Traje Académico e no qual vos é traçada pela primeira vez a vossa capa, um dos elementos mais pessoais do contexto de praxe. Porque é um evento marcante no decurso da vossa vida académica é um momento que deve ser presenteado pelo mais respeitoso e brioso orgulho relativo ao primeiro uso desse grande símbolo da centenária tradição académica que é o Traje Académico. O regulamento do mesmo, constante do Código de Praxe da Faculdade de Medicina de Lisboa, deve ser seguido à risca mas tendo em conta a vossa ainda diminuída capacidade mental, e para que não haja irregularidades, a Comissão de Praxe da F.M.L. deixa-vos os seguintes items a ter em atenção:
- Em primeiro é de referir que das lojas que vendem o Traje Académico há pequenas diferenças entre elas sendo as mais relevantes para a vossa decisão as seguintes:
- Há lojas em que o casaco feminino não tem bolso superior (aconselhamos a comprar de casaco com bolso para uso das insígnias pessoais);
- A qualidade da capa é ao vosso critério mas na loja "A Toga" a resistância do tecido da mesma é normalmente maior.
- Em segundo lugar a capa deverá ser usada por um caloiro apenas se estiver aos ombros sem dobras ou dobrada no braço;
- Durante a noite a capa deverá ser usada pelo caloiro aos ombros de modo que não se vejam partes brancas do traje. Para tal:
- A capa deverá ser presa a frente com as mãos sem traçar a capa;
- As mangas do traje deverão ser arregaçadas antes de se vestir a batina/casaco;
- A capa não se deve afastar do seu dono mais de 7 passos e não deverá conter emblemas.
- Referências à marca do traje deverão ser removidas (ex.: etiquetas de camisas, coletes, batina, casaco, calças, gravata ou capa; marcações nas palmilhas ou solas dos sapatos);
- Os sapatos femininos deverão ser pretos, de estilo clássico, sem apliques metálicos cujo tacão não deverá exceder o máximo 3 dedos de altura e o mínimo de 2 dedos de altura;
- A saia deverá ter três dedos acima ou abaixo do joelho de quem a veste;
- As meias deverão ser pretas e não podem ser opacas;
- "Artigo 47º, Alínea b, Ponto 10 - É proibido o uso de botins ou botas, luvas, pulseiras, brincos (excepto brincos de prata ou ouro que não ultrapassem o nível do lóbulo da orelha), piercings visíveis, qualquer tipo de maquilhagem (excepto base não perceptível a olho nu) e outros adereços não autorizados pela Comissão de PRAXE" in Código de Praxe da FML;
- O ponto anterior inclui restrição ao uso qualquer tipo de verniz para as unhas;
- É permitido o uso de elásticos ou ganchos simples amarelos ou pertos no cabelo;
- Finalmente, é importante:"Artigo 48º - É incompatível com o uso de Traje o uso de artigos ou acessórios diferentes dos especificados no artigo anterior." in Código de Praxe da FML.

Não esquecer que estes são os erros mais comuns no uso do traje mas a sua regulamentação é para ser seguida e está no código de praxe da FML.

Para que possamos assegurar que não há erros no uso do traje durante a cerimónia, a CP põe à disposição dos caloiros a sala da comissão para fazer uma Inspecção de Traje obrigatória quarta-feira dia 28 de Abril e segunda-feira dia 3 de Maio (o próprio dia da serenata) das 09h até às 18h. Se houver irregularidades de traje durante a cerimónia por falta de comparência à inspecção de traje a responsabilidade será imputada ao padrinho correspondente.

As mais sinceras saudações académicas,

A Comissão de Praxe

Comentários

  1. Folgo em ver que algumas escolas desta nossa academia primam pela realização e elevação do ser estudante, do respeito pela academia e por toda a mística e simbologia que a ela estão associada.
    Enquanto elemento que esteve em palco e abriu a Serenata a Lisboa apenas vos posso pedir alguma elevação nos próximos anos, pois desde longa data se confirma que de Serenata Monumental Lisboa cada vez tem menos.

    Pedro Aparício
    Grupo de Serenatas da FMH
    www.fmh.utl.pt/serenatas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Carta Apadrinhamento

Os Mitos da Praxe

A História do Batismo Académico