COMUNICADO





Caros novos alunos, pais e demais interessados

Vem por este meio a Comissão de Praxe da Faculdade de Medicina de Lisboa (CPFML) apresentar, em nome de toda a comunidade praxística da FML, as mais calorosas boas-vindas aos novos estudantes de Medicina. É para nós fonte de grande prazer ver entrar, a cada ano que passa, uma nova fornada de colegas, de potenciais amigos, de “caloiros”.

Infelizmente, e como tem sido usual ouvir-se num passado ainda muito próximo, a Praxe é, por vezes, associada a diversos e tristíssimos incidentes a que, claro, não podemos ficar indiferentes. Excessos e descuidos deste calibre pertencem a uma realidade a que temos a satisfação de dizer que a nossa Praxe não pertence.


Como tal, gostaríamos de estabelecer alguns pontos fulcrais:

- A CPFML tem o papel de perpetuar a Praxe Académica, organizando várias atividades que se revestem de significado histórico ou simbólico. Não só pretendemos integrar os novos alunos nesta tradição, com as atividades desenvolvidas ao longo das primeiras semanas, mas também fomentar o espírito de orgulho na instituição que representamos e a entreajuda entre colegas de qualquer ano.

- A Praxe é uma tradição secular que pressupõe um conjunto de usos e costumes em meio académico, baseada no respeito e com forte componente hierárquica. Quem a frequenta, fá-lo voluntariamente e em consciência de que aceita um conjunto de regras.

- Quem escolhe não a frequentar ou deixar de a frequentar não sofrerá represálias ou qualquer tipo de marginalização. Na FML, a Praxe é, de facto, facultativa.

- Nem tudo aquilo que se faz em Praxe agradará a toda a gente – a dureza física, a dureza psicológica, a exigência, o respeito e a hierarquia fazem parte. A humilhação gratuita, a violência, a discriminação (de qualquer tipo) e o egoísmo, não.

- Quaisquer esclarecimentos, questões ou queixas em relação à Praxe podem e devem ser prontamente esclarecidos junto da CPFML, pessoalmente ou através do nosso email, comissaodepraxefml@gmail.com. Isto é válido para os novos alunos, para os antigos alunos e para os pais.

- A Praxe da FML rege-se pelo “Código de Praxe da FML”, cuja leitura é fortemente encorajada. Prevê regras que devem ser utilizadas por todos e também castigos para quem as quebrar.


No entanto, qualquer regra ou ordem (dada ou recebida) deve ser, antes de mais, submetida ao escrutínio do bom-senso. No caso inédito de ocorrerem quaisquer ofensas graves à integridade de qualquer interveniente, estas estão sujeitas à aplicação da Lei Portuguesa e devem ser comunicadas às autoridades competentes.

A Praxe não é perfeita, mas é uma maneira de nos mantermos em contacto uns com os outros e com as nossas tradições.



A CPFML existe para que ela se mantenha mais séria e mais segura. E estamos sempre disponíveis para ouvir.



DVRA PRAXIS SED PRAXIS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carta Apadrinhamento

Os Mitos da Praxe

A História do Batismo Académico