Caros novos alunos, pais e demais interessados,

           A Comissão de Praxe da Faculdade de Medicina de Lisboa (CPFML) existe para garantir a perpetuação da Praxe Académica na FML. É com grande prazer que a CPFML assiste à chegada de novos colegas, futuros amigos e “caloiros” e deseja, em nome de toda a comunidade praxística, as boas vindas a todos os novos estudantes de Medicina.
          No exercício das nossas funções, reconhecemos como essenciais e procuramos cumprir os seguintes pontos:
                  - A Praxe é uma tradição secular que engloba um conjunto de usos e costumes voluntariamente aceites e praticados pelos estudantes do Ensino Superior, fundamentada no respeito entre pares, no reconhecimento de uma hierarquia e num significado histórico e simbólico.
                   - A Praxe não se limita à receção dos novos alunos nas primeiras semanas, envolvendo também outras atividades que visam promover o orgulho na instituição, a entreajuda entre colegas de qualquer ano e o reconhecimento do seu mérito académico à medida que terminam o curso. Simultaneamente, a fim de promover a união entre os estudantes, procuramos também estabelecer contactos com as Comissões de Praxe de outras Faculdades da Universidade de Lisboa, de forma a permitir a partilha de informação e a organização de atividades conjuntas que dinamizem a Tradição Académica em Lisboa.
                   - Cada um de nós, como Estudante e Pessoa, deve ser respeitado. Como tal, a participação de qualquer estudante na Praxe é voluntária e a sua recusa não pode implicar qualquer tipo de represálias ou discriminação, bem como o seu exercício não pode comprometer o cumprimento dos deveres de qualquer estudante.
                 - Reconhecemos que, atualmente, a Praxe é alvo de um debate aceso e que, entre os seus defensores e detratores, ainda correm muitos mitos e preconceitos. Como tal, procuramos acima de tudo zelar para que as atividades e ações praxísticas desenvolvidas na FML primem pelo bom senso e pela segurança de todos os seus participantes, evitando excessos e atitudes que entrem em conflito com os valores contemporâneos ou com a Lei Portuguesa. Não são tolerados quaisquer atos de violência, humilhação ou discriminação e outras ofensas graves à integridade de qualquer interveniente, sendo que se verificará a comunicação e colaboração com as autoridades competentes perante a existência excecional de algum tipo de circunstância que assim o exija.
                   - Não sendo possível defender uma tradição sem ter consciência da sua história, entendemos que a perpetuação da Praxe implica, tanto a busca de informação fidedigna sobre a história e o significado dos atos e símbolos a ela associados, como a divulgação dessa informação, junto da comunidade praxística, pais e demais interessados. Neste sentido, encontra-se disponível o acesso ao “Código de Praxe da FML”, que rege a Praxe na FML e cuja leitura é fortemente encorajada, no blog da CPFML (comissaodepraxefml.blogspot.pt).
                - Uma Comissão de Praxe deve mostrar-se atenta às dúvidas e críticas que o exercício da Praxe possa suscitar junto dos seus participantes, de outros alunos, dos pais e da sociedade em geral. Assim sendo, quaisquer esclarecimentos, questões ou queixas em relação à Praxe podem e devem ser prontamente esclarecidos junto da CPFML, pessoalmente ou através do nosso email, comissaodepraxefml@gmail.com.


DVRA PRAXIS, SED PRAXIS


                                                                                 Saudações Académicas,

                         A Comissão de Praxe da Faculdade de Medicina de Lisboa
   


      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carta Apadrinhamento

Os Mitos da Praxe

A História do Batismo Académico