Dia do Estudante 2022




Há 60 anos atrás, em Lisboa, estudantes protestavam contra o regime de ditadura e a proibição das comemorações do Dia do Estudante, levando a que fossem presos e punidos fisicamente. Mais tarde, em Coimbra, Alberto Martins, presidente da Associação Académica de Coimbra na altura, levantou-se e pediu a palavra para falar em nome dos Estudantes, a qual lhe foi recusada, originando uma grande onda de revolta e indignação.


Em 2021, assistimos em Lisboa a uma resistência explícita à Praxe Académica, bem como a falhas na compreensão deste tema por parte de entidades superiores da nossa universidade. Mais uma vez, fomos confrontados com a realidade lisboeta, quanto à opinião pública sobre o estudante trajado e quanto ao futuro incerto da Praxe nesta cidade. 

Mas não baixámos os braços. Em poucos dias, estudantes de todas as faculdades da Universidade de Lisboa uniram-se para decidir qual o próximo passo a dar, qual a melhor forma de reivindicar o que é nosso por direito e aquilo em que acreditamos. A estes rapidamente se juntaram outros grupos e associações académicas de Lisboa e de outras zonas do país, demonstrando o seu apoio e a união de todos os estudantes.  

E foi esta união que tornou possível voltarmos a envergar o Traje Académico sem receios e que permitiu que a Praxe Académica na UL retomasse o seu rumo e presença na vida dos seus Estudantes.


Não cabe numa definição simplista o que a palavra “Estudante” representa. Ser Estudante é lutar pela mudança, é não se contentar com o fácil, procurar ser maior a cada dia. Uma incessante busca pela justiça e pelo respeito.

Muito mudou desde 1962, mas há coisas que ficam, que são passadas de capa em capa. Hoje, dia 24 de Março de 2022, celebramos este dia sem limites nem tabus, pela coragem que os que vieram antes de nós tiveram. Continuaremos a lutar contra a opressão, para que celebremos sempre o que significa ser Estudante!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carta Apadrinhamento

Os Mitos da Praxe

A História do Batismo Académico