Manifesto



   
 

Caros novos alunos, pais e demais interessados, 

É com grande prazer que a Comissão de Praxe da Faculdade de Medicina de Lisboa (CPFML) e o Dux Facultatis dão as boas vindas, em nome de toda a Comunidade Praxística, aos novos alunos, Caloiros, futuros colegas e amigos. O mês de setembro marca o início não só de um novo ano letivo, mas também de um novo Ano Praxístico.

A Praxe Académica engloba um conjunto de usos e costumes, bem como os protocolos e as normas, suportados na Tradição Académica, que regem os estudantes do Ensino Superior e as suas interações. É com base nesta essência e com atenção à evolução e modernização da sociedade que se constrói cada Atividade Praxística ao longo do ano, oferecendo, aos que lhe dão oportunidade, uma experiência única e memorável.

Nos últimos anos, os meios de comunicação têm relatado acontecimentos que associam atos de violência, humilhação e não dignificação do ser humano à Praxe Académica. Contudo, esta é uma realidade com a qual não nos identificamos e queremos desconstruir. Deste modo, existem pontos que consideramos fundamentais no seu exercício:

- A participação em cada Atividade Praxística é uma decisão voluntária e não vinculativa, não existindo qualquer represália, discriminação ou exclusão para quem escolha não participar;

- Defendemos que as interações e práticas realizadas em Atividades Praxísticas tenham como base o respeito por cada estudante e a segurança dos mesmos, não sendo tolerados atos de discriminação, violência ou ofensa à integridade de qualquer interveniente. Caso ocorra alguma circunstância em que não sejam cumpridas as normas acima mencionadas, encorajamos e daremos o suporte necessário à sua denúncia;

- Preocupamo-nos em calendarizar as Atividades Praxísticas de modo a terem o menor impacto possível no desempenho académico de cada estudante, ocupando tempo complementar às atividades curriculares;

- O Traje Académico é o símbolo do estudante do Ensino Superior, pelo que, qualquer aluno, participando ou não em Atividades Praxísticas, tem o direito de o usar, desde o momento em que se matricula no Ensino Superior.

- A participação em qualquer tradição requer tanto o conhecimento da sua história, como do significado dos seus símbolos e atos, pelo que convidamos cada um a ler o Código de Praxe da FML, o qual foi entregue a todos os Caloiros, encontrando-se também disponível no blog da CPFML (comissaodepraxefml.blogspot.pt).

- É através da comunicação e abertura a opiniões diferentes que conseguimos evoluir e melhorar diariamente, pelo que, enquanto Comissão de Praxe, encontramo-nos recetivos a qualquer dúvida, crítica ou sugestão através do contacto com os membros, Dux Facultatis ou através do e-mail comissaodepraxefml@gmail.com.

A Praxe Académica é uma herança que recebemos dos nossos antecedentes, estando nas nossas mãos a sua defesa, perpetuação e evolução. Com um olhar crítico nesta Tradição, honremos o passado enquanto construímos o futuro, juntos.

A Praxe Académica será o que fizermos dela.

DVRA PRAXIS, SED PRAXIS

Saudações Académicas,


João Pedro “Tav-Tav”, Dux Facultatis da Faculdade de Medicina de Lisboa

,
A Comissão de Praxe da Faculdade de Medicina de Lisboa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carta Apadrinhamento

Os Mitos da Praxe

A História do Batismo Académico